Mestre em CorelDRAW - Anand Dixit

Anand Dixit


Nome: Anand Dixit
Ocupação: autônomo
Local: Pune, Índia
Site: www.corelelements.net
Hobbies: Ver TV. Navegar na Internet. Trilhas.


Biografia

Há quanto tempo está nesta profissão?
Comecei a minha carreira no setor de publicidade logo depois de terminar a faculdade em 1983. Entrei em uma agência de publicidade como executivo de mídia e sai da empresa como encarregado de mídia em 1991.

Por que você escolheu esta profissão?
Bom, eu não decidi entrar nesta profissão. Entrei no ramo da publicidade apenas porque o meu primeiro emprego foi em uma agência de publicidade. Meu interesse pelo setor foi aumentando com o passar do tempo.

Como você começou?
Costumava ver artistas criativos trabalhando com visuais incríveis, que adorava. Ficava sempre fascinado com os seus processos de raciocínio e com os designs que criavam. Costumávamos ter reuniões para decidir o posicionamento de marca dos produtos dos nossos clientes. Eu achava que não estava envolvido no processo criativo. Costumava participar para entender o público-alvo e planejar a mídia das campanhas de publicidade. Em 1991, decidi sair do emprego para abrir o meu próprio negócio. No entanto, me envolvi com o design somente depois que a minha esposa, uma artista comercial qualificada, começou a trabalhar comigo. Isso foi de 1992 até 1993. Desde então, nós dois administramos um estúdio de design, principalmente em mídia impressa.

Quais são as suas realizações mais importantes?
Juntos, minha esposa e eu criamos mais de 5.000 trabalhos artísticos nos últimos 20 anos, com uma média de quase um trabalho artístico por dia de trabalho. Estes incluem a maioria das categorias em mídia impressa, como brochuras, folhetos, identidade corporativa, designs para outdoors, design de embalagem, materiais de ponto de compra, expositores etc. Há cerca de 7 ou 8 anos, recebi a tarefa de criar um livro de aproximadamente 1.200 páginas. Era um livro de referência médica para a AFMC (Armed Forces Medical College), em Pune. Considerando o tempo que tínhamos para criar o livro, decidi usar o CorelDRAW no projeto. Fiquei muito mais à vontade ao usar o aplicativo do que qualquer outro. Consegui concluir o design do livro dentro do prazo e tudo na frente de produção também transcorreu muito bem. O dia em que terminei o trabalho foi maravilhoso.

Descreva um momento especial na sua carreira.
Consigo pensar em três acontecimentos como momentos especiais na minha carreira. Todos estão ligados ao CorelDRAW. Depois de abrir um estúdio de design, recebi uma tarefa de design do meu antigo empregador. Os computadores e o uso de aplicativos gráficos não eram muito populares naquela época. Quando apresentei o design digital ao meu empregador, ele ficou impressionado e surpreso com o trabalho que fiz para ele usando computadores e o CorelDRAW. O seu reconhecimento foi muito especial para mim. Depois de alguns anos, o primeiro aluno a quem ensinei a usar o CorelDRAW veio da sua agência de publicidade. Em agosto de 2007, recebi uma carta informando sobre a minha seleção para o World Wide Beta Testing Forum da Corel Corporation. Esse foi outro momento especial para mim. E, hoje, estou sendo entrevistado como um €œMestre em Corel”, outro momento especial.

Histórico com o CorelDRAW

Há quanto tempo você usa o CorelDRAW?
Comecei a usar o CorelDRAW versão 2. No entanto, a primeira vez em que usei o software para criar design comerciais foi com a versão 3.

Como você conheceu o CorelDRAW?
Vi algumas pessoas usando o CorelDRAW para criar designs. Fiquei interessado em conhecer melhor o aplicativo.

Você tem alguma história interessante/engraçada/digna de nota?
Hoje em dia, há uma segmentação em estilos de design. No início, quando comecei o meu negócio, costumava receber consultas sobre trabalhos como a criação de cartas simples no CorelDRAW. Fiz esses trabalhos gratuitamente, mas tive que começar a cobrar, uma vez que comecei a receber um volume cada vez maior desse tipo de trabalho. Acho mais fácil lidar com iniciantes e profissionais em computador. Os intermediários são os mais difíceis. Tive um cliente que estava empolgado com os trabalhos que realizei com o computador e o CorelDRAW. Ele queria que eu girasse uma imagem 2D digitalizada de uma maneira 3D. Ou seja, ele queria que a imagem do seu material de vendas girasse. E a sua pergunta inocente foi, se eu conseguia criar coisas tão incríveis, por que não podia fazer isso para ele?

Quais são os seus três recursos favoritos do CorelDRAW?
A Impressão mesclada do CorelDRAW era o meu recurso preferido. Eu detinha um monopólio nessa área, uma vez que nenhum outro usuário do CorelDRAW na minha região sabia usar o recurso como eu. Usei o recurso para integrar mais de 70 campos em um único trabalho. Estes foram as planilhas de resultados dos alunos de Administração, com dados variáveis de nomes, disciplinas semestrais, notas obtidas e muito mais. A ferramenta de imposição é outra ferramenta que considero muito útil, e é a minha favorita. Não sei por que essa ferramenta não é muito utilizada por outros usuários do CorelDRAW.

Como artista, minha esposa adora a ferramenta Preenchimento de malha e criou ilustrações incríveis com ela. Sei que é uma ferramenta difícil para não-artistas que não entendem a maneira como ela funciona. Como não sou artista, não consigo criar com essa ferramenta, mas mesmo assim a considero fantástica.

Quais são os recursos do CorelDRAW que permitem diferenciar os seus designs/arte?
Um artista perfeito, que tem conhecimento técnico de impressão, noções básicas da lógica do computador e experiência com o aplicativo CorelDRAW, pode fazer coisas incríveis. Infelizmente, é raro encontrar uma pessoa com todas essas qualidades. O CorelDRAW possui todos os recursos para atender às nossas necessidades de design e de reprodução. É muito difícil citar apenas alguns recursos do CorelDRAW que ajudam a diferenciar os nossos designs.

Qual é a sua opinião sobre o CorelDRAW?
Tenho uma ligação emocional com o CorelDRAW e o utilizo há quase 20 anos. A primeira licença que comprei foi a da versão 3. Desde então, nunca me arrependi. Ele fez a minha carreira e me ajudou a ganhar a vida, portanto, nunca precisei procurar qualquer outra alternativa. O CorelDRAW é o máximo.