Mestre em CorelDRAW - Silvio Gomes

Silvio Gomes


Nome: Silvio Gomes (Silvio Win, em artes)
Ocupação: freelance, designer gráfico
Empregador: autônomo
Local: Santos, Brazil
Site: www.winmultimidia.com.br
Blog: www.winmultimidia.blogspot.com.br
Hobbies: jogar bilhar on-line, ler sobre artes gráficas, ouvir músicas orquestradas e, claro, assistir aos jogos do Santos Futebol Clube.


Biografia

Há quanto tempo está nesta profissão?
Desde 1976.

Por que você escolheu esta profissão?
Tornar-se um artista não é uma escolha. Isso simplesmente acontece, naturalmente. Quando você menos espera “já está dentro”.

Como você começou?
Em meados dos anos 1970, eu vi um anúncio no jornal de que uma gráfica precisava de um desenhista. Eu nunca havia trabalhado nessa profissão antes e decidi arriscar. Durante os primeiros dias no meu novo trabalho pude perceber que eu estava no meu “verdadeiro habitat”.

Quais são as suas realizações mais importantes?
Honestamente? O que eu mais gosto é de executar a tarefa em si, tentando atingir seus objetivos e procurando as melhores soluções. Uma vez terminada, eu nunca me sinto completamente satisfeito e permanece o sentimento de que poderia tê-la feito melhor. O dia em que disser a mim mesmo “aqui está minha obra-prima”, creio que está na hora de se aposentar.

Descreva um momento especial na sua carreira.
Isso aconteceu antes mesmo de eu trabalhar como um profissional. Quando fazia um rápido curso sobre “Letrista de Cartazes”, a professora solicitou aos alunos que fizessem, sem compromisso, um layout de pôster anunciando o show de um famoso cantor brasileiro, o qual iria se apresentar na cidade de Santos. Alguns dias depois, andando pelas ruas, vi meu trabalho colado nos muros e postes da cidade. Foi um inesperado e indescritível sentimento!

Histórico com o CorelDRAW

Há quanto tempo você usa o CorelDRAW?
Desde o início dos anos 1990, quando o CorelDRAW 3 foi lançado.

Como você conheceu o CorelDRAW?
Um dia, um representante de um Bureau de Serviços Gráficos veio até a agência de publicidade onde eu trabalhava e fez pequenas demonstrações das “maravilhas” que o CorelDRAW podia realizar. Eu fiquei tão impressionado com a capacidade do software, que ainda me lembro das palavras que disse a um colega ao lado: “Cara, estamos testemunhando o futuro das artes gráficas”. E eu não estava errado.

Quais são os seus três recursos favoritos do CorelDRAW?
Na verdade eu não tenho nenhum recurso favorito. Eu acho que a maneira mais justa de responder a essa questão seria: se o que estou tentando executar o CorelDRAW me oferece as ferramentas adequadas, são elas, naquele momento, os recursos que mais aprecio.

Quais são os recursos do CorelDRAW que permitem diferenciar os seus designs/arte?
Eu não creio ter um estilo definido e nem pretendo ter algum. O mais importante é tentar fazer como que cada trabalho se pareça “único”. Quem deve se destacar é a arte em si e não quem a produziu.

Qual é a sua opinião sobre o CorelDRAW?
Alguns amigos dizem, por brincadeira, que eu “respiro CorelDRAW” o dia inteiro. Preciso dizer mais?...