Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Usar a Paleta de documentos

Por Roger Wambolt

Este tutorial foi escrito para a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5. Ainda que alguns recursos semelhantes possam estar disponíveis em versões anteriores, o tutorial será totalmente aplicável apenas à Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X5.

No CorelDRAW® e no Corel® PHOTO-PAINT™, uma paleta de cores personalizada é criada, de forma automática e instantânea, para cada projeto de design. A paleta é salva com o arquivo para ajudar a controlar as cores usadas armazenando-as para uso futuro.

Janela de encaixe Paleta de documentos

Você aprenderá a

Neste tutorial, você aprenderá sobre:

Quando se inicia um novo desenho, uma paleta de cores vazia, chamada Paleta de documentos, é exibida na janela do desenho. Sempre que você usar uma cor em seu desenho, ela será adicionada automaticamente à Paleta de documentos. No entanto, se você preferir controlar quais cores serão adicionadas à Paleta de documentos, desative as atualizações automáticas e adicione as cores manualmente.

É possível adicionar cores de uma paleta de cores, uma imagem externa, um seletor de cores ou uma caixa de diálogo relacionada a cores, como as caixas de diálogo de cores Preenchimento uniforme. Além disso, você pode adicionar cores de uma imagem ou de um objeto importado.

Desativar a adição automática de cores

No canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no botão do menu desdobrável, Botão Menu desdobrável, e em Atualizar automaticamente.

Também é possível desativar a adição automática de cores clicando em Ferramentas > Opções, clicando em Paleta de cores na lista de categorias Personalização e desativando a caixa de seleção Atualizar paleta de documentos automaticamente.

Adicionar cores manualmente

Existem diversas maneiras de adicionar uma ou mais cores à Paleta de documentos, dependendo da origem da cor. Essas opções incluem:

  • Adicionar uma cor de outra paleta de cores arrastando uma cor de uma paleta de cores aberta para a Paleta de documentos.
  • Adicionar uma cor de uma imagem de bitmap clicando na ferramenta Conta-gotas, na Paleta de documentos, e clicando na cor em uma imagem.
  • Adicionar várias cores de uma imagem clicando na ferramenta Conta-gotas, mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando na imagem que até adicionar as cores desejadas.
  • Adicionar várias cores de uma imagem ou de um objeto arrastando-a(o) da janela de desenho para a Paleta de documentos.
  • Selecione um ou vários objetos. No canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no botão do menu desdobrável e em Adicionar a partir da seleção.

Paleta de documentos - cores de preenchimento e de contorno adicionadas

À medida que os objetos são criados, as cores desses objetos são adicionadas automaticamente à Paleta de documentos.

Como mencionado acima, existem diversas maneiras de adicionar uma ou mais cores à Paleta de documentos.

Adicionar cores de um bitmap

Arrastar um bitmap sobre a Paleta de documentos exibe uma caixa de diálogo que permite a seleção do número de cores do bitmap a serem adicionadas à paleta. Selecione o número de cores e clique no botão OK.

Paleta de documentos - cores adicionadas de uma imagem de bitmap

Remover cores da Paleta de documentos

Existem duas maneiras de remover uma ou mais cores da Paleta de documentos. A primeira é selecionar um cor na Paleta de documentos e, no canto superior esquerdo da paleta, clicar no botão do menu desdobrável, Botão Menu desdobrável, e em Excluir cor.

A outra maneira é redefinir a paleta. Para fazer isso, no canto superior esquerdo da Paleta de documentos, clique no botão do menu desdobrável, Botão Menu desdobrável, e em Paleta > Redefinir paleta.

É muito fácil ver a potência desse recurso. Se você estiver criando um pacote de identidade corporativa de um único arquivo ou simplesmente quiser manter a consistência em vários projetos, a Paleta de documentos é uma das maneiras mais simples e adequadas de fazer isso.

Voltar ao início