Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Gráficos avançados com preenchimentos de malha

Por Roger Wambolt

Este tutorial foi escrito para a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5. Ainda que recursos semelhantes possam estar disponíveis em versões anteriores, o tutorial será totalmente aplicável apenas à Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5.

A ferramenta Preenchimento de malha permite criar um preenchimento com alterações sutis na cor, o que acrescenta uma sensação de realismo ao objeto. Essa ferramenta amplamente aperfeiçoada permite criar objetos preenchidos multicoloridos com transições de cores mais naturais. Com a opção Suavizar cor de malha da barra de propriedades, é possível obter transições de cores que retêm a riqueza das cores. Vamos examinar como podemos tirar o máximo proveito dessa ferramenta muito especial.

Tutorial da ferramenta Preenchimento de malha

Você aprenderá a

Neste tutorial, você aprenderá a:

Aplicar uma malha a um objeto

Um preenchimento de malha pode ser aplicado somente a objetos fechados ou a um único caminho. Para aplicar um preenchimento de malha
a um objeto complexo, é preciso primeiro criar um objeto com preenchimento de malha e combiná-lo com o objeto complexo para formar um objeto PowerClip.

Criar o objeto

Vamos começar a criar nosso objeto. Vamos desenhar uma elipse com a ferramenta Elipse (F7) da caixa de ferramentas. Em seguida, no menu Organizar, selecionaremos Converter em curvas (Ctrl+Q).

Depois de converter a elipse em uma curva, use a ferramenta Forma (F10) e mova as alças de controle para criar a forma desejada (Figura 1).

Em seguida, daremos um preenchimento a essa forma. Utilizei a ferramenta Preenchimento interativo (G) para criar um preenchimento gradiente linear e, em seguida, removi o contorno do objeto (Figura 2).

Aplicar uma malha a um objeto

  1. Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Preenchimento de malha. Botão Preenchimento de malha
  2. Digite o número de linhas e de colunas na caixa Tamanho da grade na barra de propriedades e pressione Enter. Para esse exemplo de objeto, usaremos um valor 2 horizontalmente e um valor 4 verticalmente (Figura 3).
  3. Depois, você poderá ajustar os nós da grade mais ou menos da mesma forma como ajustaria os nós de uma curva com a ferramenta Forma (F10).

DICA!
Você pode adicionar linhas de interseção clicando duas vezes em um espaço ou uma linha simples clicando duas vezes nela. Se você clicar duas vezes em linhas de interseção, elas serão removidas.


Tutorial - Figura 1-3

Adicionar cores à malha

Agora que criamos o objeto e aplicamos a malha, é hora de dar vida a ele e ver quão poderosa essa ferramenta realmente é. Começaremos arrastando cores da paleta de cores para os pontos da malha.

Para preencher uma malha com cor

  1. Selecione um objeto com preenchimento de malha.
  2. Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Preenchimento de malha.
  3. Arraste uma cor da paleta para um fragmento no objeto.
Para colorir um nó de interseção em um preenchimento de malha, clique em um nó de interseção e, em seguida, clique em uma cor na paleta de cores. Se desejar adicionar 10% de uma cor específica a um nó, selecione o nó e mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica em uma cor da paleta de cores.
Dica
Mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse em uma das cores da paleta de cores, você terá uma maior opção de cores à sua escolha. Tutorial: Tingimentos

Arrastar uma cor da paleta de cores e soltá-la em uma área delimitada por linhas da malha fará com que a cor preencha completamente a área e se misture com as áreas circundantes. Quando a cor for solta no nó, ela se misturará desse ponto para fora.

Ajustar as cores

Se o objeto de malha tiver cor, o ajuste dos nós de interseção da malha afetará a mistura das cores. Isso pode ser alterado ou ajustado com a ferramenta Forma.

Para suavizar a aparência da cor em um preenchimento de malha, selecione um objeto com preenchimento de malha na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Preenchimento de malha e, em seguida, clique no botão Suavizar cor de malha Botão Suavizar cor de malha na barra de propriedades.

Aplicar transparências a um preenchimento de malha

Outro recurso que foi adicionado é a capacidade de adicionar transparência a um preenchimento de malha. Isso é excelente uma vez que, agora, é possível colocar uma textura ou outro objeto atrás da malha e, com a ferramenta Transparência, ajustar a transparência de um nó ou de um grupo de nós.

Para aplicar transparência a um preenchimento de malha

  1. Selecione um objeto com preenchimento de malha.
  2. Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Preenchimento de malha.
  3. Clique em um nó para selecionar parte da malha.
  4. Na barra de propriedades, mova o controle deslizante Transparência para a direita para aumentar a transparência da cor.

Para concluir o nosso design, criei uma forma para o vaso, apliquei um preenchimento de malha com uma grade de 7 x 2 e soltei as cores desejadas.

Para copiar essa malha para outro objeto, selecione o objeto de destino (neste caso, a parte superior do vaso) e clique no ícone Copiar preenchimento de malha. Botão Copiar preenchimento de malha

Esse procedimento copiará a malha que criei. Em seguida, simplesmente adicionarei transparência ao vaso, como fiz nas pétalas das flores e juntarei tudo.

Com um pouco de prática, você verá como é fácil criar designs realistas que transmitam suas ideias e emoções.

Voltar ao início