Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Explorar o Corel® CONNECT™

Este tutorial foi escrito para a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5. Ainda que recursos semelhantes possam estar disponíveis em versões anteriores, o tutorial será totalmente aplicável apenas à Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5.

O Corel® CONNECT™ é um navegador de tela inteira que se sincroniza ao CorelDRAW® e ao Corel® PHOTO-PAINT™. O Corel CONNECT oferece uma maneira fácil de localizar conteúdo em um computador, em uma rede local e no DVD de conteúdo da Corel. É possível procurar ou pesquisar cliparts, imagens fotográficas, fontes, símbolos, objetos e formatos de arquivos suportados, bem como conteúdo não suportado, pela Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW. Após localizar o conteúdo necessário, você poderá importá-lo para o seu documento, abri-lo no aplicativo associado ou coletá-lo em uma bandeja para referência futura.

Explorar o Corel Connect

Corel® CONNECT™ - utilitário independente

Você aprenderá a

Neste tutorial, você aprenderá a:

Iniciar o Corel CONNECT

1. É possível iniciar o Corel CONNECT de três maneiras:
a. Iniciar o utilitário independente - na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Todos os Programas > Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X5 > Corel CONNECT
b. Acessar a janela de encaixe Conectar - no CorelDRAW ou no Corel PHOTO-PAINT, clique em Janela > Janelas de encaixe > Conectar
c. Acessar a janela de encaixe Bandeja - no CorelDRAW ou no Corel PHOTO-PAINT, clique em Janela > Janelas de encaixe > Bandeja
2. Insira o disco da Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X5 na unidade de DVD.

Painéis de navegação e de exibição

Corel® CONNECT - painel de navegação

Corel® CONNECT™ - painel de navegação

Corel® CONNECT - painel de exibição

Corel® CONNECT™ -
painel de exibição

Para pesquisar conteúdo

1. Clique em um local em um dos painéis a seguir:

  • Bibliotecas - permite pesquisar conteúdo incluído na Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW (versões atual e anteriores instaladas da suíte).
  • Favoritos - permite pesquisar conteúdo em seus locais favoritos.
  • Pastas - permite pesquisar conteúdo na estrutura de pastas disponível no computador.
3. Digite uma palavra na caixa Pesquisar e pressione Enter. Os arquivos que corresponderem ao termo da pesquisa aparecerão no painel de exibição.

A bandeja é útil para coletar conteúdo de várias pastas. Embora haja referência aos arquivos na bandeja, na realidade, eles permanecem em seu local original. É possível adicionar e remover conteúdo da bandeja. A bandeja é compartilhada entre o CorelDRAW, o Corel PHOTO-PAINT e o Corel CONNECT.

Para adicionar conteúdo à bandeja
Selecione uma ou mais miniaturas na área de exibição e arraste-as até a bandeja.

Para remover conteúdo da bandeja
Selecione uma ou mais miniaturas na bandeja e clique no botão Remover itens selecionados da bandeja.

Navegar e pesquisar conteúdo

Você pode procurar cliparts, imagens fotográficas e fontes ou pesquisar conteúdo utilizando palavras-chave. É possível pesquisar por nome, categoria (por exemplo, clipart, imagens fotográficas ou fontes) ou informações de referência (por exemplo, identificadores ou notas) associadas a um arquivo.

Clique em um local em um dos painéis a seguir no painel de navegação:

  • Bibliotecas - permite procurar conteúdo incluído na Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW (versões atual e anteriores instaladas da suíte).
  • Favoritos - permite procurar em seus locais favoritos.
  • Pastas - permite procurar na estrutura de pastas disponível no computador. É possível procurar no conteúdo de apenas uma pasta por vez.

Você também pode procurar conteúdo digitando um caminho na caixa Endereço e pressionando Enter. A barra Endereço registra apenas os locais inseridos manualmente. Para excluir todos os locais, clique na seta suspensa da barra Endereço e, em seguida, em Apagar lista.

Você também pode navegar até um conteúdo previamente visualizado pressionando a tecla Backspace. Para procurar conteúdo utilizando a janela de encaixe Livro de recortes, clique em Livro de Recortes - Procurar. Insira o disco do programa na unidade de DVD. Clique duas vezes em um ícone na lista do disco e navegue até uma pasta. Para procurar imagens on-line, você deve estar conectado à Internet.

Exibir conteúdo

Cliparts, imagens fotográficas e fontes aparecem como miniaturas no painel de exibição. É possível selecionar miniaturas individuais, várias miniaturas ou todas as miniaturas.

Posicione o ponteiro sobre uma miniatura selecionada para exibir as informações do arquivo, como nome, tamanho, dpi e modo de cor do arquivo. O zoom de miniaturas facilita e agiliza o reconhecimento de arquivos específicos.

Para selecionar uma miniatura
• Clique em uma miniatura.

Para exibir informações de arquivos
• Passe o cursor sobre uma miniatura.

Para ajustar o tamanho das miniaturas
• Arraste o controle deslizante Ajustar tamanho do ícone para a esquerda para diminuir ou para a direita para aumentar o tamanho das miniaturas.

Usar e gerenciar conteúdo

Para exibir uma versão maior de um arquivo ou editá-lo antes de incorporá-lo ao projeto, abra-o no CorelDRAW, no Corel PHOTO-PAINT ou em seu aplicativo associado.

A bandeja é útil para coletar conteúdo de várias pastas. Embora haja referência aos arquivos na bandeja, na realidade, eles permanecem em seu local original. É possível adicionar e remover conteúdo da bandeja. A bandeja é compartilhada entre o CorelDRAW, o Corel PHOTO-PAINT e o Corel CONNECT.

Para abrir um arquivo usando o utilitário Corel CONNECT
Clique em um dos seguintes botões:

  • Abrir - permite abrir um arquivo no aplicativo ao qual ele está associado.
  • Abrir no CorelDRAW - permite abrir um arquivo no CorelDRAW.
  • Abrir no Corel PHOTO-PAINT - permite abrir um arquivo no Corel PHOTO-PAINT.

Para abrir um arquivo usando a janela de encaixe Conectar, execute um destes procedimentos:

  • Na exibição completa, clique no botão Abrir.
  • Na exibição de painel único, clique no botão Comandos de arquivo e em Abrir.

Para abrir um arquivo usando a janela de encaixe Bandeja, clique no botão Abrir.

Você também pode inserir um arquivo em um documento ativo arrastando o arquivo do painel de exibição da janela de encaixe Bandeja até o documento ativo.

Para inserir um arquivo em um documento ativo
A. Insira um arquivo em um documento ativo usando o utilitário Corel CONNECT.
B. Arraste um arquivo da bandeja ou do painel de exibição até o documento ativo.

A. Para inserir um arquivo em um documento ativo usando a janela de encaixe Conectar, execute um destes procedimentos:

  • Arraste um arquivo do painel de exibição da janela de encaixe Conectar até o documento ativo para inserir o arquivo como um objeto incorporado.
  • Na exibição de painel único, selecione um arquivo no painel de exibição, clique no botão Comandos de arquivo, clique em Importar para inserir o arquivo como um objeto incorporado ou em Importar e vincular para inseri-lo como um objeto vinculado e clique no documento.
  • Na exibição completa, selecione um arquivo no painel de exibição, clique no botão Importar para inserir o arquivo como um objeto incorporado ou no botão Importar e vincular para inseri-lo como um objeto vinculado e clique no documento.

B. Para inserir um arquivo em um documento ativo usando a janela de encaixe Bandeja no CorelDRAW ou no Corel PHOTO-PAINT

  • Selecione o arquivo e clique em um dos botões a seguir na janela de encaixe Bandeja:
    • Importar - permite inserir um arquivo como um objeto incorporado.
    • Importar e vincular (somente no CorelDRAW) - permite inserir um arquivo como um objeto vinculado.

No Corel PHOTO-PAINT, apenas o botão Importar está disponível na janela de encaixe Bandeja.

NOTA: Os botões Importar, Exportar e Vincular não estão disponíveis no utilitário independente.

Com um pouco de prática, é fácil ver como o Corel CONNECT pode economizar horas incontáveis do tempo de design ao facilitar a procura ou a pesquisa de clipart, imagens fotográficas, fontes, símbolos e objetos. O Corel CONNECT permite importar esses itens para um documento, abri-los em seu aplicativo associado ou coletá-los em uma bandeja para referência futura.

Voltar ao início