Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Criar padrões no CorelDRAW®

Por Pratik Shah

Os seguintes controles e ferramentas são usados neste tutorial: ferramenta Mão livre, ferramenta Forma, Unir nós, Converter em curvas, Espelhar e Duplicar, Girar e Repetir, Ângulo de rotação.


  1. Inicie o CorelDRAW e clique em Novo documento em branco na tela de boas-vindas. Configure o documento como mostrado na Figura 1.


    Figura 1

  2. Selecione a ferramenta Mão livre (F5). Desenhe uma linha vertical reta, mantendo pressionada a tecla Ctrl, clicando na janela de desenho para iniciar a linha e, em seguida, clicando para terminá-la. Não arraste para desenhar a linha.
  3. Selecione a ferramenta Forma (F10). Clique em qualquer lugar da linha e clique no botão Converter em curvas na barra de propriedades (Figura 2).


    Figura 2

  4. Clique na terceira alça de cima para baixo e arraste-a para a esquerda e ligeiramente para baixo. Você obterá uma forma semelhante à mostrada na Figura 3.
  5. Selecione o objeto com a ferramenta Seleção e arraste a alça central esquerda para a direita enquanto mantém pressionada a tecla Ctrl para criar um objeto perfeitamente espelhado. Antes de soltar o botão esquerdo do mouse, clique com o botão direito do mouse uma vez para criar uma duplicata espelhada (Figura 4).


    Figura 3


    Figura 4

  6. Selecione os dois objetos e clique em Organizar > Combinar (ou pressione Ctrl+L). Com o objeto combinado ainda selecionado, clique na ferramenta Forma (F10). Selecione os dois nós superiores com uma marca e clique no botão Junção de dois nós na barra de propriedades (o botão destacado na Figura 5). A seguir, selecione os nós inferiores do objeto com uma marca e junte-os.


    Figura 5

  7. Agora, temos um único objeto fechado. Preencha esse objeto com qualquer cor da paleta de cores. O objeto final deve ficar parecido com o objeto na Figura 6. Se o objeto não estiver preenchido com cor, então algo deu errado enquanto você juntava os nós ou combinava os objetos. Você pode precisar refazer a Etapa 6.
  8. Com o objeto ainda selecionado, clique nele para alterar as alças de tamanho para alças de rotação. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste o centro do objeto, que também é o centro de rotação, para a parte inferior do objeto, como mostrado na Figura 7.


    Figura 6


    Figura 7

  9. Mantendo pressionada a tecla Ctrl para delimitar o ângulo de rotação, comece a girar o objeto em qualquer grau divisível por 5, como mostrado na Figura 8. Antes de soltar o botão esquerdo do mouse, clique com o botão direito do mouse uma vez para criar uma duplicata. Pressione Ctrl+R repetidas vezes para criar duplicatas giradas até que o círculo esteja completo (Figura 9).


    Figura 8

  10.  Com a ferramenta Seleção, selecione todos os objetos com uma marca e pressione Ctrl+L para combiná-los (Figura 10). Padrões diferentes podem ser criados ao alterar a curva da forma na Etapa 4 e ao usar ângulos diferentes de rotação. Neste exemplo, os objetos foram girados em 30°.


    Figura 9


    Figura 10


    Figura 11


    Figura 12


    Figura 13


    Figura 14


    Figura 15

    Vários padrões podem ser criados usando formas de curva e ângulos de rotação diferentes.