Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Criar uma sinalização com o CorelDRAW® X6

por Joseph Diaz

Neste tutorial, vou conduzi-lo através do meu processo de criação de uma sinalização para um museu e casa histórica local. Depois de analisar as necessidades do cliente e estudar o prédio para o qual ele deseja a sinalização, inicio o meu design.

Durante minha reunião com o cliente, trocamos ideias sobre coisas como tamanho e orçamento. Para este projeto, decidimos usar uma sinalização livre tradicional de painel e poste. A face da sinalização será feita de uma peça de 6'x4' de substrato de alumínio. Começo criando um retângulo de 6'x4'. Uma das coisas fantásticas em usar o CorelDRAW para projetar sinalização é que podemos realmente projetar em escala natural, em vez de uma polegada equivale a um pé.

Entretanto, esta sinalização não será apenas um retângulo. Queremos cortar uma forma interessante que combine com o projeto da casa, assim, começo criando dois retângulos dentro do primeiro retângulo de 6'x4'. Alinho todos os três retângulos, usando os comandos Organizar > Alinhar e distribuir.

Em seguida, crio um quadrado. Usando a ferramenta Retângulo (F6) e mantendo pressionada a tecla Ctrl, posso criar um quadrado perfeito. Depois, seleciono o quadrado com a ferramenta Seleção. Clico no quadrado mais uma vez para acessar as alças de girar e inclinar. Em seguida, giro o quadrado 45 graus. Mantendo pressionada a tecla Ctrl enquanto gira a forma, você a alinhará em incrementos de 15 graus.

Agora, usando a ferramenta Seleção mais uma vez, vou distorcer e dimensionar o quadrado para transformá-lo em uma forma de losango e alinhar o centro dessa nova forma ao meio de um dos lados do retângulo mais alto. Você pode pressionar as teclas Alt + Z para alternar Alinhar pelos objetos entre ativado e desativado. Quando a forma de losango estiver no local desejado, duplicarei essa forma, pressionando as teclas Ctrl + D e, depois, moverei a forma de losango no lado oposto desse mesmo retângulo.

Agora que tenho a forma aproximada da sinalização desejada, vou selecionar todas as formas, exceto o retângulo original de 6'x4'. Para selecionar várias formas, mantenha pressionada a tecla Shift e clique com o botão esquerdo do mouse em todos os elementos do design que deseja selecionar. Depois de selecionar todas as formas, clico no botão Soldar, que estará disponível na barra de propriedades quando dois ou mais elementos diferentes estiverem selecionados.

Em seguida, opto por dar à sinalização uma cor cinza quente.

Neste ponto, poderia aproveitar a oportunidade para planejar a estrutura esqueletal de alumínio da sinalização. Um criador de sinalização poderia utilizar um substrato composto de alumínio/madeira mais espesso; no entanto, o uso de um produto como esse significa preocupação com a longevidade da sinalização. A madeira não dura tanto quanto o alumínio e, como o cliente deseja que a sinalização dure o máximo possível, vamos construir a maior parte dela de alumínio leve e durável e evitar o uso de madeira sempre que possível. Portanto, neste caso, vamos usar uma estrutura de tubulação de alumínio de 1" entre duas folhas de alumínio calibre 0,080. Uma folha de alumínio calibre 0,080 é um produto resistente, mas será necessária uma estrutura esqueletal para que fique suficientemente rígida entre os dois postes.

Essa sinalização durará mais do que o acabamento com tinta automotiva de longa duração que aplicaremos a ela. Com o passar do tempo, poderá ser necessário repintar os elementos gráficos pintados, mas a própria sinalização não precisará ser substituída por um longo tempo. No CorelDRAW, simplesmente crio uma série de retângulos de 1" de espessura e os posiciono de forma a mostrar como ela será construída. Depois, vou duplicar o design que criei até o momento e colocar uma das cópias de lado para uso posterior. Em seguida, excluo os retângulos de 1" de espessura, para que possa continuar criando a parte gráfica da sinalização.

Agora é hora de projetar os postes. Neste caso, queremos criar postes grossos. Se os postes parecerem muito finos, eles vão dar a ilusão de que a sinalização é frágil, ainda que os postes mais finos sejam mais do que suficientemente resistentes para suportar o alumínio leve. Para este projeto, provavelmente poderíamos obter bons resultados com postes tratados 4x4, mas, só por segurança, vamos usar postes 6x6. Para fazer os postes parecerem ainda mais grossos, poderíamos criar uma luva para encaixar por cima deles. A luva seria criada com PVC durável.

Então vou criar dois retângulos de 7 1/4" de largura e, aproximadamente, 52" de altura. Depois, com a ferramenta Retângulo, crio dois retângulos curtos nas partes superiores de cada poste e, em seguida, um triângulo acima disso para ilustrar as capas muito simples dos postes para esta sinalização. Em seguida, atribuo cores aos postes, usando as cores encontradas no trabalho de pintura do prédio.

A seguir, usarei a ferramenta Contorno para selecionar a face e o tipo da sinalização na caixa Deslocamento de contorno da barra de propriedades. O primeiro contorno terá 2 1/4" no interior e mais dois contornos, cada um com mais ½" de deslocamento no interior. Uma vez criado um dos contornos, preciso clicar com o botão direito do mouse nesse contorno recém-criado com a ferramenta Seleção e clicar em Organizar > Separar grupo de contorno antes que possa atribuir um contorno diferente a essa nova forma.

Em seguida, atribuo cores às formas recém-criadas (escolhendo as cores encontradas no prédio). Então crio mais duas formas de maneira semelhante à explicada anteriormente. Essas formas se destinam a imitar alguns dos elementos arquitetônicos do prédio, neste caso, o componente acima das janelas.

Em seguida, seleciono essas novas formas e aplico um deslocamento de contorno de 1/2", desta vez, em direção à parte externa. Depois, escolho a ferramenta Seleção, clico com o botão direito do mouse nos contornos e clico em Organizar > Separar grupo de contorno.

Aqui, seleciono os contornos separados, mantenho pressionada a tecla Shift para selecionar as formas sobre as quais eles estão e, depois, clico no botão Aparar na barra de propriedades. Então posso excluir esses contornos separados. Depois disso, atribuo uma cor verde-escuro a essas formas.

Agora, é a vez de adicionar algumas letras. Afinal, trata-se de uma sinalização. Escolhi uma bela fonte com serifa bem legível. É fácil de ler e tem uma aparência tradicional, além de combinar muito bem com o estilo da casa. Basta selecionar a ferramenta Texto (F8) e colocar o cursor no local onde deseja começar a digitar. Clique uma vez e comece a digitar. Para alterar a fonte e o tamanho das letras, você pode escolher as configurações preferidas na barra de propriedades. Para essa parte, gosto de selecionar o texto e a face da sinalização e usar as ferramentas de alinhamento para garantir que as coisas fiquem corretamente alinhadas. Vá para Organizar > Alinhar e distribuir > Alinhar centros na vertical. Como alternativa, você pode clicar em Janelas > Janelas de encaixe > Alinhar e distribuir para acessar os comandos de alinhamento e de distribuição na janela de encaixe Alinhar e distribuir.

Neste ponto, também gosto de remover os contornos de todas as minhas formas. Para fazer isso, selecione tudo na tela (Ctrl + A), mova o mouse até uma das paletas de cores e clique com o botão direito do mouse na amostra de cor branca com o X (sem cor).

Não estou satisfeito com o kerning (espaço entre as letras) padrão, por isso vou usar a ferramenta Forma (F10) para selecionar o texto desta vez. Quando a ferramenta Forma é usada para selecionar texto, são exibidas ferramentas de kerning. Elas aparecem em cada lado do texto selecionado e parecem um minúsculo quadrado, três linhas e um triângulo. No lado direito do texto selecionado, arraste a ferramenta de kerning para ajustar o espaço entre as letras. O ícone com o triângulo virado para baixo permite ajustar o espaçamento entre as linhas de texto. Você também pode selecionar os pequenos nós brancos e manipular letras individuais.

Em seguida, seleciono as letras HUMISTON na linha superior e clico em Organizar > Separar texto artístico. Agora, vou aumentar o tamanho do H e do N ligeiramente, usando a ferramenta Seleção para selecioná-los (separadamente) e arrastando para dimensionar o tamanho de cada letra.

Neste momento, seleciono o texto HUMISTON e o texto HOUSE, clico com o botão direito do mouse nas letras selecionadas e escolho Converter em curvas no menu suspenso. Com as letras ainda selecionadas, clico no botão Soldar na barra de propriedades. Agora, as letras são uma forma e não podem mais ser manipuladas como texto, o que significa que você não pode mudar a fonte, digitar as letras novamente nem utilizar as opções de kerning.

Nota: Se estiver criando seu próprio layout de sinalização, certifique-se de estar satisfeito com o resultado antes de converter o texto em curvas; caso contrário, poderá ser necessário recriar as letras.

Agora, vou criar um contorno amarelo de 0,3" em torno das letras. É possível usar qualquer cor. Escolhi amarelo para facilitar a visualização do que farei na próxima etapa. Em seguida, clico com o botão direito do mouse no contorno e escolho Separar grupo de contorno.

Depois, seleciono as letras creme (não o contorno amarelo) e as duplico, pressionando as teclas Ctrl + D. Vou transformá-las no mesmo verde-escuro que estou usando e vou movê-las para baixo e diminuí-las um pouco.

Com as letras verde-escuras selecionadas, clico em Organizar > Ordenar > Atrás. Meu cursor se transformará em uma grande seta preta. Uso isso para selecionar a forma do contorno amarelo, o que move as letras verde-escuras para trás do contorno amarelo.

Nota: Você também pode selecionar um objeto e usar as teclas Page Up e Page Down do teclado para mover os elementos uma camada para cima ou para baixo.

Agora, seleciono o contorno amarelo, as letras verde-escuras que estão atrás dele e, em seguida, clico no botão Aparar na barra de propriedades. E, depois, posso excluir o contorno amarelo, o que nos deixa com um agradável efeito de sombreamento.

Em seguida, vou criar um efeito de linha do horizonte para as letras, criando dois retângulos sobre as letras. Esses retângulos precisam cobrir apenas a metade superior de cada linha de letras. Depois, preciso Soldar rapidamente os dois retângulos.

Com os dois retângulos ainda selecionados, mantenho pressionada a tecla Shift e seleciono também as letras. Na barra de propriedades, clico no botão Interseção. Depois, altero a forma recém-criada para branca e excluo os dois retângulos.

Agora que as letras estão mais ou menos concluídas, preciso adicionar alguns gráficos destacados para reforçar este design. Começarei criando alguns arabescos simples que caibam no espaço negativo em ambos os lados da palavra "house".

Para criar esses arabescos, uso a ferramenta Mão livre (F5) e clico uma vez abaixo do canto esquerdo do H de "Humiston". Depois, movendo o cursor para a direita, vejo uma linha reta. Mantendo pressionada a tecla Shift, posso manter essa linha exatamente a 180 graus. Outro clique simples do mouse completa a linha.

Com a ferramenta Mão livre ainda ativa, posso clicar e arrastar para desenhar as espirais. Depois, posso usar a ferramenta Forma (F10) para limpar as espirais, manipulando as linhas e adicionando ou removendo nós, se necessário.

Com a forma de arabesco desenhada, agora posso adicionar espessura às linhas, selecionando-as e pressionando F12 para acessar a caixa de diálogo Caneta de contorno. Na caixa Largura, escolho algo mais espesso do que Espessura mínima.

Agora, seleciono essa forma com o contorno mais espesso e clico em Organizar > Converter contorno em objeto. Depois, soldo o ornato em forma de arabesco, o altero para a cor verde-escuro que estou usando e utilizo a ferramenta Forma para fazer o ajuste fino nos arabescos. Uma vez satisfeito, duplico essa forma (Ctrl + D) e, em seguida, clico no botão Espelhe o texto horizontalmente na barra de propriedades. Coloco a forma virada sob o N, no outro lado da palavra "House".

Em seguida, vou criar uma ilustração bastante simples da casa real para colocar na sinalização. Essa ilustração também poderá ser utilizada em outros projetos para este cliente, como folhetos ou brochuras. Uso uma foto para criar a ilustração. Essa foto foi tirada antes de a casa ser repintada, mas funcionará perfeitamente para criar um pequeno gráfico estilizado para esta sinalização. Para importar a foto, clico em Arquivo > Importar, navego até o local onde a foto está salva e clico em Importar.

Usei a ferramenta Mão livre para criar linhas retas e formas vetoriais básicas sobre a foto, prestando muita atenção às sombras e à iluminação, mas ainda tentando manter a ilustração simples e objetiva. A chave aqui é ser sugestivo, uma vez que não preciso recriar todos os detalhes e linhas da casa.

Quando estiver satisfeito com o meu trabalho de rastreamento, excluo a foto. Depois, vou criar um fundo marrom atrás da ilustração da casa, usando a mesma cor que o fundo do texto. Utilizando a ferramenta Mão livre mais uma vez, crio algumas silhuetas de árvores simples e a parte do fundo da casa. Usei, mais uma vez, uma cor verde-escuro para essa parte da ilustração. Em seguida, dei à parte de acabamento da casa a cor creme que usei para as letras, enquanto as paredes serão daquela cor cinza quente que usei para a borda externa da sinalização.

Depois, seleciono toda a ilustração da casa, excluindo o fundo marrom, e a arrasto sobre a sinalização para posicionamento acima das letras. O layout dessa sinalização está quase pronto para apresentação, mas preciso fazer mais algumas coisas antes de entrar em contato com o cliente. Neste momento, quero duplicar a sinalização para poder fazer impressões de dois esboços diferentes.

Este primeiro esboço é para o cliente. Criamos nosso próprio modelo de esboço que usamos para todos os nossos projetos. O modelo é um arquivo separado, por isso clico em Arquivo > Importar e localizo o arquivo CDR do modelo de esboço. Uma vez importado, eu o coloco sobre o design. O modelo de esboço inclui marcas d'água para ajudar a proteger o nosso trabalho artístico, nossos termos, informações de contato e um lugar para os clientes assinarem aprovando o projeto proposto. Ao criar algumas ilustrações de grama e folhagens e um fundo esmaecido de gradiente simples, posso criar uma apresentação atraente e harmoniosa para o cliente.

O outro esboço é utilizado durante a produção da sinalização. Com a ferramenta Dimensão paralela, posso clicar uma vez para definir o ponto inicial de uma linha de dimensão, arrastar até onde desejo o ponto final e liberar. Depois, posso mover o cursor para posicionar a linha de dimensão e clicar para colocá-la. O CorelDRAW exibe a medição automaticamente. Dependendo do tamanho do design, pode ser necessário aumentar a espessura da linha e o tamanho da fonte nas medições. É importante observar que se eu fosse dimensionar este esboço específico para imprimi-lo em uma impressora de mesa, seria conveniente primeiro selecionar todas as linhas de dimensão e desativar a opção Dimensionamento dinâmico na janela de encaixe Propriedades do objeto. Caso contrário, quando reduzir a escala do design, as medições serão alteradas para refletir o novo tamanho do design em escala reduzida.

Depois que o design for aprovado pelo cliente, começaremos a trabalhar na produção da sinalização. Usamos o mesmo arquivo do CorelDRAW para calcular que materiais encomendar, para criar padrões e para plotar as máscaras de pintura. Plotamos no CorelDRAW usando um plug-in denominado CoCut.

Como você pode ver, o CorelDRAW X6 é uma suíte fantástica de software de design, não só para projetar sinalizações, mas também para ajudar nas etapas de produção da criação de sinalização.