Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Como criar um cartão de Dia dos Namorados com CorelDRAW® X6

por Ariel Garaza Diaz

Vamos criar um cartão de Dia dos Namorados. E, é claro, entrando no espírito da comemoração, nosso desenho terá corações — muitos corações.

Desenhar um coração com o CorelDRAW® é muito fácil. Basta clicar na ferramenta Formas básicas, e escolha o formato de coração do seletor Formas perfeitas.

Você pode manter pressionada a tecla Ctrl enquanto arrasta para criar um coração proporcional, ou mantenha pressionada a tecla Shift para criar um coração centralizado. Naturalmente, você criaria o seu próprio coração usando dois círculos e um triângulo e, em seguida, juntaria as três formas, porém, por que você tem todo esse trabalho se usar a forma perfeita é tão rápido e fácil?

Agora, teremos a nossa forma básica de coração. Há vários modos de modificá-la; por exemplo, você pode acrescentar a perspectiva ao clicar em Efeitos > Adicionar perspectiva e ajustar a grade de perspectiva. Você também poderia usar a ferramenta Envelope para criar efeitos similares. Mais importante, use a sua imaginação. Há infinitas maneiras de criar um desenho exclusivo e original com o CorelDRAW.

Gostaria de acrescentar mais formas de coração diferentes? Selecione um dos corações de forma perfeita e, em seguida, pressione Ctrl+Q no seu teclado para transformá-lo em curvas. Em seguida, clique em Janela > Janelas de encaixe > Filete/Vieira/Chanfro (e aplique um filete com um valor de raio apropriado. Neste exemplo, apliquei filetes de 5 mm e 7 mm.

Agora, vamos usar os pincéis de Mídia artística para adicionar um contorno personalizado. Você pode ajustar as configurações de pincel em uma barra de propriedades, mas eu gosto de usar a janela de encaixe Mídia artística (Janelas > Janelas de encaixe > Mídia artísticas) porque eu posso arrastar uma forma de pincel da janela de encaixe para a janela de desenho.

Lembre-se de experimentar com pincéis e configurações diferentes. Por exemplo, você pode alterar a largura do pincel ao especificar um valor na caixa Largura da pincelada na barra de propriedades.

Você pode usar a mesma forma e criar efeitos diferentes apenas alterando o pincel.

Agora, é a vez de adicionar alguma cor aos nossos corações. Você pode adicionar cores, como faria com qualquer objeto; clique em qualquer paleta de cores para preencher um objeto, clique com o botão direito em qualquer paleta de cores para aplicar uma cor de contorno. Entretanto, se deseja adicionar um gradiente, ou qualquer tipo de preenchimento, você deve selecionar primeiro a forma perfeita e clicar em Organizar > Separar (Ctrl+K). Agora você terá dois objetos, o contorno da forma original e o grupo de objetos de Mídia artística. Você pode excluir o contorno e trabalhar com os objetos de Mídia artística.

Vamos imaginar que você queira uma direção diferente para as pinceladas da Mídia artística. Aqui está um pequeno truque que pode usar. Primeiro, selecione a forma perfeita, converta para curvas (Ctrl+Q) e, em seguida, usa a ferramenta Forma (F10) para selecionar um novo ponto no qual você deseja que seja o "início" e o "fim" do pincel. Por exemplo, tente o nó inferior do coração. Em seguida, na barra de propriedades, clique em Separar. Você também pode adicionar um nó em qualquer ponto do objeto e, em seguida, aplicar um pincel de Mídia artística. Ao escolher pontos de "início" diferentes, os pincéis da Mídia artística produzirão efeitos diferentes.

Agora, espalhe os seus corações sobre a página de desenho para que se assemelhe a algo como a imagem abaixo.

Neste ponto, podemos começar a adicionar algum brilho aos corações. A ferramenta Preenchimento de malha é uma das minhas favoritas e é bastante útil para esse propósito. Ao começar a usar a ferramenta Preenchimento de malha, você pode se sentir desencorajado, por isso, é melhor iniciar com objetos simples (um retângulo, por exemplo).

E para esse coração, apenas precisamos adicionar um nó e, em seguida, ajustar as cores. Lembre-se, você pode adicionar a cor ao selecionar os nós que deseja e, em seguida, escolher as paletas de cores da paleta de Cor padrão. Se desejar o tom mais escuro de uma determinada cor, mantenha pressionado o mouse sobre aquela paleta por vários segundos e, em seguida, uma nova paleta secundária será exibida. Você pode escolher um tom diferente na paleta secundária.

Após ter adicionado algum brilho e cor a alguns corações, adicione-os à página de desenho do cartão do Dia dos Namorados.

Agora, vamos usar a ferramenta Preenchimento de malha novamente para criar um fundo para o cartão. Iremos usar tons de cores, mas não é uma regra. Você pode usar quantas cores preferir, mas lembre-se de que você deseja cores que complementem o desenho principal. Se o fundo estiver muito escuro ou com muitas cores, o texto ou as imagens podem ficar menos visíveis. Para esse exemplo, eu criei um retângulo de aproximadamente 106 mm de largura X 144 mm de altura, adicionei um preenchimento de malha simples, pressionando a tecla M e, em seguida, movi o nó central.

Em seguida, ajustei as alças dos nós para criar tons suaves de cores.

Depois, adicionei mais nós clicando duas vezes com a ferramenta Preenchimento de malha em qualquer ponto para criar colunas e fileiras personalizadas adicionais e para o preenchimento de malha.

Com todos esses ajustes feitos na grade de preenchimento de malha, ela está pronta para receber alguma cor. Para adicionar a cor, use a ferramenta Forma (F10) para selecionar os alguns nós. Concentrei-me primeiro no perímetro da grade de preenchimento de malha e trabalhei de fora para dentro. Para produzir um tom de cor suave, pressione Ctrl+click na paleta vermelha da paleta de cores padrão (ou em qualquer cor que escolher). Este método adicionará 10% do tom de cor selecionado a cada vez que pressionar Ctrl+click. Eventualmente, adicionei um toque de amarelo à coluna mais central.

Neste ponto, vamos adicionar corações previamente criados ao fundo. É uma boa ideia usar camadas neste ponto, pois facilitará, caso seja necessário voltar e modificar o tom. Coloquei os corações preenchidos com malha em uma camada, os corações de Mídia artística em outa camada e o fundo em uma terceira camada. É claro, você pode optar por organizar o seu trabalho do modo que preferir.

Ainda necessitamos de mais corações para o fundo. Em vez de apenas duplicar vários corações, podemos usar somente as sombras de alguns corações. Como? É fácil. Primeiro, adicione um Sombreamento ao coração de forma perfeita inicial e altere a sua cor para vermelha. Em seguida, na barra de propriedades, mova a controle deslizante Opacidade de sombreamento para 100 e escolha Externa no seletor de Direção do enevoamento.

Agora, vamos separar o sombreamento (Ctrl+K), de modo que você possa excluir a forma original. Usaremos somente o sombreamento, agora é uma nova forma com Transparência em modo Multiplicar. Escolha um modo na caixa de listagem Operação de transparência na barra de propriedades.

A próxima etapa é usar a ferramenta Transparência para fazer um coração translúcido dentro de um retângulo amarelo. Na barra de propriedades, ajuste a controle deslizante Ponto médio de transparência para aproximadamente 50%. Duplique várias vezes o coração, alterando a ordem e a rotação do objeto. Você pode usar a sua criatividade aqui para produzir novas opções e efeitos. Tente selecionar um dos corações translúcidos com a ferramenta Transparência e, em seguida, na barra de propriedades, escolha Dividir na caixa de listagem Operação de transparência.

Adicionei alguns corações translúcidos novos ao desenho principal.

Antes de finalizar o cartão, vamos adicionar um pouco de texto e fazer algumas modificações de formas e cores. Suas opções são praticamente ilimitadas, para que você possa criar efeitos exclusivos. Este tutorial não foi projetado para ser repetido, etapa por etapa, e sim para servir como ponto de partida e orientação. Use a sua imaginação e coloque no cartão o seu estilo pessoal.