Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Criando uma marca personalizada

por Joseph Diaz

Iniciando com o estilo dos tipos

Ao desenhar um logotipo ou marca, começarei com imagens ou ícone e, em seguida, criarei um estilo dos tipos que corresponda ao gráfico ou, se desejo que as letras sejam o destaque, me concentrarei primeiro nelas. Neste caso de desenho, quero que as letras sejam os destaque.

Conhecer o público-alvo e, em seguida, criar algo que o atraia é o fundamental. É realmente mais importante do que criar algo agradável ao proprietário do negócio. Neste caso, precisava de algo feminino, algo “delicado", que desse a impressão de “loja de roupas femininas”. Após alguma pesquisa e criação de alguns esboços no papel, tive a ideia de fazer com que a escrita se assemelhe a uma fita e, de alguma forma, incorporar uma imagem ou gráfico tipo “amuleto".

Compreendendo o script de fita

Antes de mergulhar neste projeto, vamos ver um truque rápido para criar um texto em fita. Em última análise, não usaria este método para criar essa marca do cliente; entretanto ele nos ajudará a obter o contexto correto para criar um script de fita.

O que você deseja é criar uma única linha de letra cursiva. Você poderia escrever com a mão e digitalizar ou, no meu caso, eu prefiro usar a Ferramenta Mão livre (imagem da Ferramenta Mão livre) e escrever diretamente no CorelDRAW.


Figura 1

A próxima etapa é duplicar aquele script. Em seguida, disperse o script duplicado, neste caso para baixo e para a direita. Você pode alterar também a cor de contorno de ambos scripts para cores diferentes para ajudar a diferenciá-las enquanto trabalha.


Figura 2

Uma maneira rápida de alterar a cor dos contornos é selecionar a linha ou caminho que deseja alterar e, em seguida, clicar em uma cor na paleta de cores e alterar a cor de contorno.

Agora, o que você deseja fazer é encontrar dois pontos para criar uma linha diagonal que será reutilizada para ajudar a criar um efeito de fita. Neste caso, usei o início do nosso script.


Figura 3

Como pode ver na Fig. 4, dupliquei (ou cliquei em Ctrl+d) a linha cinza diagonal e reutilizei as linha duplicadas várias vezes no local em que a fita normalmente se dobraria. Isso ajuda a manter o ângulo da linha diagonal consistente e também utilizar o recurso Alinhar a objetos do CorelDRAW (Ctrl+z). Com o Alinhar a objetos ativado, você deve alinhas as linhas cinzas até a borda dos dois scripts. Agora, nesta etapa, você não precisa se preocupar com a combinação das linhas, pois o CorelDRAW tem uma excelente ferramenta que usaremos para criar as formas que irão compor esta fita.


Figura 4


Figura 5

Ela é chamada de ferramenta de Preenchimento inteligente. (imagem do preenchimento inteligente também)

Neste momento, usarei Cor novamente para ajudar a visualizar esse efeito de fita. Eu usei dois tons de azul, como se a fita tivesse tons diferentes em ambas as faces. Também usei, por enquanto, o amarelo nas partes de interseção. Use novamente a ferramenta de Preenchimento inteligente para ajudar a obter isso.


Figura 6

Agora, poderíamos soldar as partes amarelas às formas em azul escuro ou azul claro. Ambos os métodos irão funcionar. Como pode ver, neste caso, eu escolho soldá-las às formas em azul claro.


Figura 7

Para soldar duas (ou várias) formas ao mesmo tempo, basta selecionar todas as formas que deseja soldar, em seguida, você observará que o botão de soldar se tornará ativo. (imagem do botão de soldar)

Repita este processo para cada letra visando criar as letras do script de fita desejada para o seu desenho.


Figura 8

Combinando o antigo com o novo

Eu queria criar uma aparência de letras criadas a mão personalizadas para a fita desta marca em particular, portanto a melhor maneira de obter isso é pedir ao meu pai, um antigo pintor de letreiros, que faça a sua mágica. As letras pintadas à mão tem um determinado fluxo que nem sempre pode ser replicado com as fontes disponíveis, além disso eu quis criar algo realmente único. Algo que pareça um trabalho manual porque foi feito à mão.


Figura 9

O problema em usar essas etapas que destaquei anteriormente, para criar esse script de fita é que eu perderia as características finas e grossas da escrita original e, portanto, perderia o caractere do script pintado a mão. Entretanto, eu posso usar o que aprendi sobre construir o “corel” de antes para ajudar a me orientar durante a criação deste script.

Criando um script

Para iniciar, eu usarei o filme da transparência que meu pai pintou e o colocarei no nosso scanner. Em seguida, vá para Arquivo -> Adquirir imagem -> Adquirir. Depois, selecionei digitalizar a imagem como imagem como uma imagem em tons de cinza. Quando a digitalização estiver concluída, a imagem aparecerá na minha Página de desenho.


Figura 10

Agora, posso escolher entre duas opções, adicionar uma transparência àquela imagem digitalizada ou ir para o Aramado: Visualizar -> Aramado. A meta é tornar a imagem opaca ou esmaecida para facilitar ficar por cima dela.


Figura 11

Outra dica seria bloquear a imagem de modo que você não selecione-a acidentalmente quando estiver trabalhando com as formas acima dela. Basta clicar com o botão direito do mouse na imagem e selecionar “Bloquear objeto” no menu suspenso.

Quero criar linhas-guia para ajudar a criar uma linha de base consistente para o meu script. As linhas-guia são fáceis de criar. Basta clicar na Régua na parte superior, ou à esquerda, e arrastar para fora na área de trabalho. Solte o botão esquerdo do mouse para arrastar a linha tracejada onde desejar. Você pode sempre mover a linha-guia selecionando-a em qualquer outra forma. Na realidade, você também pode girar a linha-guia da mesma maneira que faria com uma forma. Clique na linha-guia pela segunda vez para girá-la. Neste caso, necessito que as minhas linhas-guia fiquem em um ângulo, então, eu irei girar a minha primeira linha-guia e, em seguida, com a primeira linha-guia ainda selecionada eu a duplicarei (Ctrl+D).


Figura 12

Se for para Visualizar -> Alinhar a -> Alinhar pela linha-guia, suas formas e objetos irão agora se alinhar pelas suas linhas-guia recém-criadas.

Neste momento, eu quero tratar esta escrita como qualquer outra ilustração que poderia criar. Por isso, assim como se eu estivesse criando uma ilustração de um carro ou uma pessoa, posso me beneficiar da Ferramenta Mão livre (imagem da ferramenta mão livre) e também da ferramenta Forma (imagem da ferramenta forma). Gostaria de iniciar colocando uma "aspereza" nas minhas formas. Primeiro, certifico-me de que tenha selecionado a Ferramenta Mão Livre (imagem da ferramenta de mão livre). Com a ferramenta Mão livre selecionada, quando você clica e mantém pressionado o botão do mouse, a linha seguirá o movimento do seu mouse, entretanto, se você clicar uma vez e não manter pressionado o botão do mouse, você pode criar linhas retas. A linha reta é finalizada quando você clicar em qualquer local da tela pela segunda vez. Então, ao criar uma série de linhas retas interconectadas que mal acompanham o limite desta escrita, farei vários formatos que eventualmente irão compor este roteiro de fita.


Figura 13

Em seguida, uso a Ferramenta Forma (imagem da ferramenta forma) para manipular as linhas retas que acabei de criar. Quando você estiver usando a Ferramenta Forma, observará os comandos que correspondem à ferramenta na Barra Propriedades acima da área de trabalho. Neste caso, começarei usando o comando “Selecionar todos os nós” (imagem do ícone de Selecionar todos os nós). Agora, posso selecionar o comando “Converter em curva” (imagem do ícone de Converter em curva) que transformará todas as minhas linhas retas em curvas. Elas ainda estarão parecidas com linhas retas, mas agora, ao clicar e puxar o centro da linha, posso transformá-la em uma curva. Neste momento, recomendaria também o uso do recurso “Suavizar nó” (imagem do ícone de suavizar nó).


Figura 14

Trabalharei com cada letra, aplicando todo o conhecimento que obtive com a criação anterior do script da ”corel”. Para economizar tempo, eu duplicaria as letras que são usadas mais de uma vez, como “e” e “u”. Também alteraria o que não fosse do meu agrado na escrita manual.

Figuras 15-16

Adicionando alguma cor

Agora, é a vez de adicionar alguma cor. Começo adicionando uma cor de fundo para trabalhar em sobreposição. O cliente solicitou cinzas e verdes para esta marca, portanto iniciarei com uma cor de fundo cinza escura. Depois, colocarei os contornos do meu script na cor branca por enquanto, de modo que possa visualizar o que estou fazendo.


Figura 17

Diferente do script que criei antes, neste eu quero adicionar mais dimensão, então usarei os gradientes para ajudar a fornecer uma aparência de sombreamento. Prefiro usar a Ferramenta Preenchimento interativo (imagem da Ferramenta Preenchimento interativo) para me ajudar a obter este efeito. Algo que pode ajudar é criar uma imagem de referência simples para auxiliar na consistência dos meus gradientes em cada letra. Neste caso, farei um anel.


Figura 18

Se estivesse fazendo uma ilustração de edifícios e desejasse fazer o ângulo da fonte de iluminação e o sombreamento consistente, desenharia um cubo como referência.

O círculo de referência não é usado somente como um auxílio visual, você deve usar também a “Ferramenta Conta-gotas” (imagem de (Ferramenta Conta-gotas) para copiar os atributos da sua referência e aplicá-los na sua escrita. Basta selecionar a pequena seta no canto inferior do ícone da Ferramenta Conta-gotas e selecione “Atributos do conta-gotas”, em seguida, coloque o cursor sobre a parte da nossa imagem de referência e clique com o botão esquerdo do mouse. Você observará que o nosso cursor conta-gotas agora parece com uma lata de tinta. Você pode aplicar agora aquele conjunto de atributos a qualquer forma que deseje.

Figuras 19-21

Antes que perceba, você terá um script de fita bem feito, atraente e personalizado.

Adicionando imagens

Agora que finalizamos nosso script, é hora de adicionar as imagens de apoio. Para este trabalho, o cliente quis usar um desenho de um dos seus brincos para representar um “amuleto" nesta marca. A forma deste amuleto deve ser usada em toda a loja.

Primeiro, vamos importar a foto que tiramos.


Figura 22

No meu caso, trabalho com vários monitores. Abro uma pasta contendo a foto em uma tela enquanto o CorelDRAW está aberto em outra. Clico e arrasto o arquivo da foto de uma tela para outra e para dentro da janela do CorelDraw. Entretanto, Arquivo -> Importar também é excelente para importar as fotos.

Agora com a foto importata, podemos adotar a mesma abordagem que antes. Podemos “bloquear” a foto e trocar para o modo de aramado e desenhar diretamente por cima da foto, entretanto, este “amuleto” em particular é bem básico quando você o divide em diferentes formas. Então eu uso quadrados básicos (imagem da ferramenta Retângulo) e círculos (imagem da ferramenta Elipse) além de outras formas básicas para recriar este desenho do "amuleto" desde o princípio.

Figuras 23-25

Ao usar as Ferramentas Elipse e Retângulo, você pode manter pressionada a tecla “ctrl” enquanto arrasta a forma para criar círculos e quadrados perfeitos. Para unir essas formas, certifique-se de que a função “Alinhar pelos objetos” esteja ativada (Alt+Z). Por exemplo, você pode alinhar o centro dos círculos para o canto do quadrado. Duplique formas ou grupos de formas, à medida que mantém tudo simétrico e se beneficia das ferramentas de solda, aparagem e combinação.

Quando o amuleto tiver sido recriado, você pode iniciar a adição de cores.


Figura 26

Uso a ferramenta interativa para colocar um sombreamento de gradiente do desenho. Reflita sobre como a luz pode interagir com algo de metal. Reflita sobre os destaques e sombras, porém é fundamental se beneficiar da sua foto de referência, caso tenha uma. Um truque que você pode tentar é usar a Ferramenta Conta-gotas de cor para capturar as cores da sua foto de referência e aplicá-las à sua ilustração. Isto pode ser feito com os gradientes. Você observará que quando estiver usando a Ferramenta Preenchimento interativo, as cores usadas em um determinado gradiente aparecerão na Barra de Propriedades. Ao selecionar uma dessas cores, uma lista suspensa com mais opções de cores será exibida, no entanto, você também observará um ícone de conta-gotas, que funciona do mesmo modo que a Ferramenta Conta-gotas de cor. Use essa ferramenta para coletar as cores do seu ponto de referência. Este é um recurso que economiza bastante tempo.

Agora, eu simplesmente finalizo a imagem do amuleto adicionando mais alguns detalhes.


Figura 27

Em seguida, combino o script e a ilustração para finalizar este logotipo.


Figura 28

Ao finalizar o logotipo, posso usar este desenho para criar outro material de promoção e marketing, tais como letreiros, cartões de visita e etiquetas de produtos.