Why Sign In?
Access your order history, manage your account, memberships/subscriptions and more.
Discovery Center

Usar camadas no CorelDRAW

por Anand Dixit

As camadas oferecem uma forma muito eficaz de organizar os objetos criados com o CorelDRAW. Ao usar camadas, você pode reduzir o seu tempo de trabalho, facilitar o projeto a ser realizado e aumentar o nível de precisão dos seus designs.

Que tipos de trabalho são adequados para criar em camadas?

  • Trabalhos de várias páginas – determinados objetos que precisam aparecer e ser impressos em todas as páginas e alguns que são diferentes e precisam aparecer somente em páginas individuais, por exemplo, um calendário de parede. O cabeçalho principal será comum a todas as páginas, mas as datas mudarão em cada página.
  • Trabalhos de página única – vários cheques bancários para uma empresa cliente, com um fundo comum para o cheque e alguns outros objetos exclusivos de cada banco, como nome, conta bancária, informações de contato etc. Uso camadas ao criar os cheques de vários bancos, para a distribuição de comprovantes de dividendos entre seus acionistas.

Preparação para começar um trabalho com camadas

Isso exigirá algum planejamento antes de iniciar um documento em branco no CorelDRAW. Prefiro rabiscar o design, o seu conteúdo e o posicionamento de objetos no trabalho de arte final.

Criar um documento de várias páginas em camadas

A primeira etapa é definir o tamanho da página do trabalho ao iniciar um novo documento. Por padrão, o CorelDRAW inicia um novo documento com uma camada padrão denominada "Camada 1". Depois, certifique-se de abrir a janela de encaixe Gerenciador de objetos (Janela > Janelas de encaixe > Gerenciador de objetos).

A segunda etapa é criar o número necessário de camadas principais. Para fazer isso, clique no botão Nova camada principal (veja a Figura 1, item 5) na janela de encaixe Gerenciador de objetos. As camadas principais aparecerão em todas as páginas do design. Depois, crie o número necessário de camadas ao clicar no botão Nova camada (veja a Figura 1, item 4).

Para este tutorial, consulte as imagens do trabalho Calendário. Usei duas camadas principais e quatro camadas.

Agora, você tem uma página definida para o trabalho.

Dica: O CorelDRAW cria novas camadas em cima da camada anterior. Lembre-se de criar as camadas na sequência que você precisa ter no trabalho.

A terceira etapa é duplicar a página até que você tenha 12 páginas. Clique com o botão direito na guia Página 1, na parte inferior do janela do aplicativo, e escolha Duplicar página no menu suspenso. Como ainda não adicionou objetos à página, você poderá escolher as opções padrão na caixa de diálogo Duplicar página e clicar em OK.

Nota: Adicionar novas páginas a um arquivo ao clicar em Layout > Inserir página adicionará um página com a camada única padrão. Nesse caso, todas as camadas necessárias terão que ser adicionadas em todas as páginas separadamente. Isso pode levar algum tempo.

Ao completar essas três etapas, o seu documento para a criação de um calendário de parede estará pronto para uso.

Antes de vermos um exemplo, vou explicar alguns recursos fantásticos do Gerenciador de objetos.

Noções básicas sobre a janela de encaixe Gerenciador de objetos

A janela de encaixe Gerenciador de objetos (Figura 1) exibe o status atual da estrutura do documento, facilitando o gerenciamento das camadas e dos objetos. Ela exibe todas as páginas do documento ativo, com todas as camadas em cada página e os objetos colocados em cada camada de cada página.

Figura 1 - Gerenciador de objetos
(A interface do usuário é mostrada em inglês com fins de ilustração.)

As explicações a seguir dizem respeito às etiquetas da Figura 1.

1 - Botão Mostrar propriedades do objeto

Ativar esse botão mostrará as propriedades de cada objeto da camada. Um clique na marca + no início de cada página exibirá os detalhes de todos os objetos na janela de encaixe.

2 - Botão Editar em todas as camadas

Ao ativar esse botão, você poderá trabalhar em qualquer objeto, ainda que ele esteja ativo em qualquer uma das camadas. Se o botão estiver desativado, você terá que selecionar e ativar a camada para trabalhar nos respectivos objetos. Em outras palavras, o uso de todos os objetos das camadas que não sejam a camada ativa será bloqueado temporariamente.

3 - Botão Exibição do Gerenciador de camadas

Ao ativar esta exibição, o usuário poderá gerenciar a hierarquia ou a sequência de camadas. Ele poderá mover as posições das camadas como desejar.

4 - Botão Nova camada

Cria uma nova camada na página ativa.

5 - Botão Nova camada principal

Cria uma nova camada principal na página principal de um documento.

6 - Botão Excluir camada

Exclui a camada com todos os seus objetos.

7 - Camadas normais personalizadas adicionadas à página. Por padrão, o CorelDRAW nomeia as camadas de forma sequencial. Por exemplo, Camada 2, Camada 3 e assim por diante. É possível renomear as camadas por questão de conveniência e para facilitar a sua identificação durante o trabalho.

8 - Camadas principais padrão. As camadas Guias, Área de trabalho e Grade são padrão e não podem ser excluídas de um documento.

9 - Camadas principais personalizadas adicionadas a uma página principal e, depois, renomeadas por questão de conveniência.



A seguir, vamos analisar os botões de propriedades das camadas. Cada camada tem três botões que ajudam você a gerenciar as propriedades de uma camada.

O ícone Olho indica a visibilidade da camada. Ao ativar o ícone do olho, você tornará os objetos da camada visíveis, enquanto que, ao desativá-lo, ocultará os objetos da camada.

O ícone Impressora ativa/desativa a capacidade de impressão da camada. Ao ativar o ícone da impressora, você poderá imprimir e exportar os objetos da camada, enquanto que, ao desativá-lo, omitirá todos os objetos da impressão e da exportação.

O ícone Lápis ativa/desativa a capacidade de edição da camada. Ao ativar o ícone do lápis, você poderá selecionar e editar os objetos da camada, enquanto que, ao desativá-lo, bloqueará a seleção e a edição dos objetos.

Dica: Normalmente, a visibilidade e a capacidade de impressão devem ser ativadas ou desativadas juntas. Lembre-se: uma camada visível não será impressa nem exportada se a capacidade de impressão estiver desativada, e uma camada não-visível será impressa e exportada se a capacidade de impressão estiver ativada.

Além disso, uma camada pode ser definida como visível, mas não imprimível e, assim, poder ser usada para manter as anotações do trabalho com o arquivo. Uso essa camada para manter os detalhes de impressão e outras informações sobre o trabalho que podem ser consultados a qualquer momento.


Figura 2
(A interface do usuário é mostrada em inglês com fins de ilustração.)

A seguir, vamos analisar a Exibição do gerenciador de camadas. Esta exibição permite gerenciar a sequência das camadas em uma página ativa. A Figura 2 exibe a sequência das camadas na Página: 6: Jun.
Você pode arrastar as camadas para qualquer posição desejada.

Dica: A visibilidade, a capacidade de impressão e a capacidade de edição das camadas em páginas específicas podem ser definidas na Exibição do gerenciador de camadas.

No trabalho demonstrado, precisei dos seguintes itens:

  • duas camadas principais
  • quatro camadas em cada página


Figura 3

Fundo da camada principal

A camada principal foi criada para posicionar todos os objetos necessários para criar um fundo comum a todas as páginas.

A camada principal foi criada para posicionar os nomes dos dias da semana comuns a todas as páginas.

A posição sequencial de ambas as camadas principais precisava ser diferente, portanto, foram criadas e usadas duas camadas principais.

Fundo da camada normal

Usei quatro camadas em cada página para adicionar datas, anúncios, o logotipo e o mês, bem como o verso e fotos.

Datas: cada página inclui as datas de cada mês nesta camada.

Anúncios: pequenos anúncios para preencher os espaços nos quadrados em branco na seção de datas são posicionados nesta camada.

Logotipo e mês: o cabeçalho principal superior e o nome do mês são posicionados nesta camada.

Verso e fotos: as fotografias e os objetos usados para criar o fundo de cada página são posicionados nesta camada. Cada página exigia o posicionamento de fotografias e objetos diferentes, portanto, esta camada normal foi criada em todas as páginas.

Distribuição das camadas e posicionamento de objetos de um calendário de 12 páginas


Figura 4

Fundo: camada principal

Primeira de baixo para cima. Objetos que precisavam ficar visíveis e ser impressos em todas as páginas.


Figura 5

Verso e fotos: camada normal

Segunda de baixo para cima. Objetos exclusivos posicionados em cada página. Cada página tem fotos e objetos diferentes.


Figura 6

Logotipo e mês: camada normal

Terceira de baixo para cima. Objetos exclusivos posicionados em cada página. Cada página tem um mês diferente e uma cor diferente para o nome da empresa.


Figura 7

Anúncios: camada normal

Quarta de baixo para cima. Cada página tem serviços diferentes destacados. As posições dos serviços precisaram ser alteradas em cada página.


Figura 8

Datas: camada normal

Quinta de baixo para cima. Cada página tem datas diferentes de cada mês. O texto é diferente em cada página.


Figura 9

Dias da semana: camada principal

Sexta de baixo para cima. Os dias da semana eram comuns a todas as páginas. Foi necessário posicionar esta camada principal de forma sequencial em cima de todas as camadas.